terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Pagando promessa


imagem: Ladeira da Penha (atual Ladeira Cel. Rodovalho). No canto direito o monumental Palacete Rodovalho que tinha uma ponte de ferro sobre a ladeira para acesso à Estação Penha de um ramal da E.F. Central do Brasil. Ao fundo, o Tatuapé, ainda uma região rural, cortada pela Estrada da Intendência (atual Av. Celso Garcia)



Olhando uma postagem de Miguel Chammas, de uma charge com foto,  dizendo sobre o baiano pagando promessa, onde aparece um “cabra” ajoelhado na escada rolante, lembrei-me de um tio meu, irmão de minha mãe, que fez uma promessa de ir de joelhos até a Penha.
Isto quando sua mãe, minha bisavó, sarou de uma doença grave. 

Era o início do século passado e seus familiares moravam no Cambuci;  neste dia, o tio que era muito jovem, nem imaginava onde era a Penha. Muito menos, ainda, o restante da família, imigrantes espanhóis chegados há pouco ao Brasil. 

O caso foi resolvido deste modo:  Naquela época quase ninguém tinha carro. Resolveram chamar um carro de aluguel e o coitado do motorista, a pedido do meu tio, arrancou o banco da frente do carro para que ele pudesse ficar ajoelhado e ir até a Penha. 

Promessa era coisa séria e todos daquela rua cooperaram com dinheiro e com a trabalheira que foi arrancar o banco. 

O tio foi vestido de “San Antonio" ao qual fizera a promessa e ainda levaram uma cesta cheia de pedidos de graças feitos pelos amigos e vizinhos.



Por Trini Pantiga

4 comentários:

Soninha disse...

Olá, Trini!
Seja bem vinda entre nós. Achei hilário seu texto e é muito bom termos as recordações dos paulistanos queridos que moram ou não em Sampa.
Traga-nos mais de suas memorias, ok?
Muita paz!

Anônimo disse...

Trini, achei hilaria esta passagem. Ri muito. Nossos antepassados eram mesmo criativos. Parabéns e continue nos contando outrAS AVENTURAS.

Teresa disse...

Eu sempre falo a necessidade é a mãe da criatividade. Sempre ouvi que o pessoal subia as escadas de joelho; jamais poderia imaginar que alguém fosse até a Penha ajoelhado dentro de táxi. A ideia era ir de joelhos e ele foi. Genial.

"Marião Pictures" disse...

...é mentira Terta ... ???

VEEEERDADIIII... rsrs

muito bom...

Marião Pictures