quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Sessão


José de Assis Cabral é meu primo, sobrinho de meu amado pai´, mora em Itajubá - MG.
Entrego-lhes, com meu carinho de sempre.

Oi, prima...
 
Vou repassar um caso acontecido comigo ai em São Paulo, na Zona Leste de São Paulo, mais precisamente no Bairro Vila Prudente, onde passei algumas das minhas férias escolares na casa de meus tios (Divino-Virginia, José-Izailda, Argelim-Laura).
Na Vila Prudente havia o Cine Amazonas, que se localizava no Largo da Vila Prudente (Praça Padre Damião), depois virou estacionamento.
Uma história do tempo de criança aconteceu comigo envolvendo o Cine Amazonas. Em Itajubá-MG, na vila residencial da Fábrica de Armas de Itajubá – FI, hoje Indústria de Materiais Bélicos – IMBEL, tinha um cinema que se chamava Cine Auditório Fábrica de Itajubá, que toda semana soltava um boletim informativo dos filmes da semana, que no cabeçalho vinha escrito Sessão Cinematográfica.
A palavra sessão, para mim, era sinônimo de cinema.
Naquele tempo se falava:
- Você vai à sessão hoje? (Você vai ao cinema hoje?)
Em uma de minhas férias escolares, estando eu na casa da tia Izailda, uma de minhas primas convidou-me para ir à seção e eu, mais que depressa, aprontei-me a fim de ir ao Cine Amazonas, que dava para ir a pé, era só descer a Rua Umuarama. Mas, minha prima, no caminho, entrou na casa de outro parente nosso... Pensei que era mais uma pessoa que iria conosco ao cinema. Porém, qual não foi a minha surpresa, quando fomos convidados para sentar em uma mesa de sessão espírita.

 
Por José Cabral

9 comentários:

Soninha disse...

Olá, primo!

Muito engraçada a sua história e, ao mesmo tempo, me fez voltar aos tempos de criança, quando você e suas irmãs vinham em nossa casa, nas férias escolares...
Eu era criança e você já era mais moço, por isso saía mais com nossas primas Odila, Cida e as outras, que eram mocinhas também.
Adorei lembrar. Adorei também saber desta sua aventura espiritualista... kkkkkkkk
O velho Cine Amazonas já não existe mais. Sua imponência deu lugar, hoje, a um estacionamento e já esteve abandonado, esquecido...que pena!
É a força do tempo e da modernidade que exige as substituições necessárias.
Valeu!
Obrigada.
Muita paz!

margarida disse...

Cabral, muito engraçada esta tua historia.Apesar de não ter cinema, você ganhou um sessão espirita, acho que a troca foi boa.Um abraço.

Wilson Natale disse...

CABRAL:
É nisso que dá não fazer a célebre pergunta: "Assistir qual filme"?
Ahahahahahahaaaaaaaaaaaa!!!
Gostei muito!
Ótimo texto sobre um pequeno mal entendido.
Como disse a Soninha, o Cine Amazonas não mais existe. Nem o Cine Vila Prudente, que virou um templo... Talvez, quando você vier a Sampa, queira ir lá, para assistir a uma sessão de "desdemoniamento"... Ahahahaaa!
E veja como é o Destino: Nas férias você cuidou das "arma" do outro mundo e dpois voltou ao "trabaio prá cuidá das arma desse mundo, sô"...
Abração,
Continue lembrando e escrevendo sobre suas férias em Sampa. E, claro, mande para a gente!
Natale

Zeca disse...

.

José Cabral!

É sempre bom lembrar e relembrar os velhos tempos, as aventuras adolescentes e, de quebra, os lugares que nos marcaram e que foram - e ainda são - referências a essa cidade tão amada!
E muito engraçada a confusão das "sessões"! Imagino como deve ter ficado sua cabeça de adolescente... risos.

FELIZ 2012!


Abraço.

Miguel S. G. Chammas disse...

Bela historia para esrear em nosso grupo.
Esse negóc\io de sessão é, realmente, muito complicado.
Há sessões de fisioterapia, de cinema, espíritas e outras tantas mais.
Issom complicaria a cabeça de qualquer pessoa....

Luiz Saidenberg disse...

Muito gozado. Dos bons tempos das sessões de cine de bairro. Como disse o Miguel, há muitas sessões nos nossos dias, mas essas de cinema foram para o poço da memória. Não é atoa que foi feito o filme "A última sessão de cinema"- e já faz tempo! Mas, afinal o programa não foi assim tão mal: uma boa sessão espírita só faz bem...abraços.

Luigy disse...

Bela estréia.
Bem divertido, volte outras vezes
Luigy

Cida disse...

Cabral, inaugurou sua entrada no site de modo alegre e descontraído. Seja bem vindo!

suely aparecida schraner disse...

Hahaha. Te pegaram,hein? É a nossa língua aprontando das suas... Seja bem-vindo! Eu gostei.