sábado, 14 de janeiro de 2012

Nada Modesto


Quando eu nasci ele já tinha 21 anos, um rapagão, a julgar pela fina estampa que ostenta até hoje!

21 anos em 1953 não era pouca coisa; diferente de hoje, onde a maturidade dorme com nossos jovens até perto dos 30 anos, naquela época, com 21 anos, já se beirava à construção de uma família, e de longe o emprego já estava definido em cada jovem.

Assim deve ter sido com ele: a labuta já devia se fazer presente em seu dia a dia desde há muito. São Paulo ganhou com isso.

Ainda que não se saiba seu sobrenome, que já denunciaria de cara sua origem, seu sotaque evidencia sua italianice até num simples “como vai?”. Faz parte do contingente enorme de imigrantes ou descendente deles, que engrandeceram nossa cidade com sua força e dignidade.

Modesto por caráter e sobrenome, sua história se confunde com essa grande metrópole e seu aniversário também. São Paulo aniversaria em 25 de janeiro e ele alguns dias depois.

Juntamente com nossos mais sinceros parabéns, vai aqui nosso profundo respeito a essa pessoa tão expansiva e simpática, que do alto de suas 80 primaveras nos dá uma lição de jovialidade e bem viver, que nos enche de alegria.



Por Márcia Calixto

11 comentários:

Wilson Natale disse...

MARCIA: Gostei muito da sua homenagem ao carissimo Larù!
Modesto no nome, mas uma fortaleza no sobrenome. Não sei se esse é o real significado do seu nome, mas no dialeto napolitano "Ruccia" significa ROCHA (it. Rocca). Portanto, La Ruccia, ou Laruccia = La rocca ou larocca = A Rocha.
E o Laruccia é a ruccia vinda de Polignano A'Mare.
Abração,
Natale

Soninha disse...

Oieee...

Assim como tantos outros paulistanos, Modesto também faz parte da história de Sampa...seus descendentes, seus ancestrais, sua gente, vinda do outro lado do oceano e que ajudou a construir São Paulo. Estes maravilhosos imigrantes.
Também eu fico feliz por ter a amizade de nosso queridíssimo Modesto.
Valeu, Márcia!
Muita paz!

Zeca disse...

.

Parabéns, Márcia!

Parabéns pelo belo e singelo texto que elaborou em homenagem ao "nosso" querido Modesto. Ao contrário dos demais, você enfocou sua juventude e início da maturidade, no momento em que você mesma nasceu. Quem sabe ele aproveita o gancho e nos conta, com sua prosa cativante, o que fazia nesse ano?

Abraço

.

Luiz Saidenberg disse...

Muito bom, Marcia.
Modestamente, nosso Modesto merece isto tudo, em 80 belos anos de profícua vida.

Lia Beatriz Ferrero Salles Silva disse...

Muito bom o seu texto, Márcia! Tenho certeza que o Sr. Modesto gostou tan to quanto todos nós...

Miguel S. G. Chammas disse...

Marcia, nosso querido carcamano deve ter ficado radiante comk esta homenagem.
Agora, lembrar o que ele fazia quandoi vc nasceu, já é pedir um pouco demais.
ele vai bronquear, vai espdernear e depois vai concordar que não se lembra mesmo.
Modé,num fais beicinho....

suely aparecida schraner disse...

Bacana, Márcia! O contraponto com sua idade ficou ótimo. Abraço.

Cida disse...

Encantada, quanto carinho a uma pessoa cativante!

margarida disse...

Marcia, uma forma carinhosa de homenagear o Modesto, vai ser muito bom ele reviver seus 21 anos.Nesta época, provavelmente já estava de namoro com a Myrtes...rsrsr.Um beijo.

Anônimo disse...

Marcia, você deu uma boa idéia ao Modesto.Voltar aos 21?? Nossa!!
Fico imaginando quanta coisa ele ainda tem para nos contar.
Um abraço / Bernadete

Modesto disse...

Agradeço a todos, Bernardete, Margarida, Cida, Suely, Chammas, Lia, Luiz, Zeca, Soninha, Wilson e, ao contrário do que afirma o Miguel, eu lembro muito bem o que fazia quando vc nasceu, Marcia. Em 1953 estava a procura de um "norte" em minha vida. Com 21 anos, sem formação ginasial, colegial, apenas o primário, parti pra cursos profissionalisantes. Fiz curso de sapateiro, fotografia, desenho que me valeu o primeiro emprego de desenhista, dando o "start" a minha atividade no ramo de embalagens. Com 21 anos, namorando a Myrtes, já pensava em casar, o que foi acontecer só em 1957. Creio ter, em rápidas palavras, dado minhas atividades quando vc nasceu, Marcia. Vc me deu sorte. Um abraço e um beijo.
Modesto