sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As pedras do caminho

Imagens retiradas da internet: Liceu Coração de Jesus em dois momentos, atual e em 1920.

Leio nos jornais que as ruas e logradouros próximos ao Liceu Coração de Jesus transformaram-se numa imensa cracolândia. Tal situação, traz preocupação aos pais, acarretando prejuízos à escola com crescente e significativa redução do número de alunos.

Meu querido e velho Liceu não merece tal sorte. Dirigido pelos padres salesianos, sempre foi exemplo de disciplina e bom ensino. Lá fiz meus estudos secundários na década de 50. Professores competentes contribuíram para moldar o caráter de muitos adolescentes que, como eu, deixavam a família no interior para frequentar boas escolas na capital paulista.

Eu morava relativamente perto e ia, caminhando, pela Alameda Glete, chutando as pedras do caminho, sem sustos ou sobressaltos, até o Largo Coração de Jesus. Carregava minha bolsa - que foram substituídas pelas mochilas- cheias de sonhos, lanche e refrigerante, já que ninguém vive só de sonhos. Jamais fui importunado. Era uma região tranquila, que oferecia paz e segurança aos pedestres.

Por isso que li com assombro e perplexidade a notícia de jornal. Lamentei profundamente, pois na velha casa de ensino ficou parte de minha distante e irrecuperável mocidade. Que Deus tenha misericórdia do Liceu!

Por Deraldo Mancini


14 comentários:

Wilson Natale disse...

MANCINI:
Parece-me que tudo está começando a entrar nos eixos.
Estão combatendo os pontos de drogas, obrigando os viciados a circular; a polícia está presente evitando o agrupamento.
É a técnica do dividir para conquistar, facilitando a identificação dos traficantes.
E onde não há traficantes, não há ajuntamento de viciados.
Sei que será uma luta árdua. Mas sei que neutralizando o traficante, desaparecem os viciados.
Breve sairá a lei que obriga,eles querendo ou não, a submeter-se aos tratamentos de desintoxicação. E será aplicada a eles as leis da vadiagem.
Vamos aguardar e esperar que a Saúde se aparelhe para absorver esses infelizes; que a justiça aplique-lhes a lei dos incapazes e os retirem das ruas.
Enfim, uma ação está sendo aplicada. Vamos então usar nossas energias positivas e acreditar em uma solução.
Muita coisa está acontecendo por lá. E não é para criar centros culturais. Estão reavivando a região para ser novamnte um bairro, comercial e residencial.
Vamos então, pensar positivo.
Abração,
Natale

luigy disse...

Mancini
Bacana vc trazer o assunto a baila.
Os jornais tascam a lenha.
Foi ali, neste mesmo lugar que eu casei. Completo hoje 38 anos de casado. O casório foi na Igreja Sagrado Coração de Jesus no complexo do Liceu.
Na época era tudo tranquilo, hoje é um inferno.
Perto dali havia a antiga rodoviaria que trazia e levava pessoas num burburinho incessante.
Parabéns
Luigy

Miguel S. G. Chammas disse...

Mancini, não estudei no Liceu Coração de Jesus, mas meu pai alí estudou e foi dele expulso por traquinagens de estudante.
Ver a região nessa situação me corta o coração. Tomara essas novas medidas venham solucionar o problema.
Ah! Bem vindo ao nosso blog, volte mais vezes.

Soninha disse...

Olá, Mancini!

Seja bem vindo entre nós!
Todos nós, brasileiros, paulistanos ou não, lamentamos o estado de muitos bairros de Sampa, onde se tornaram verdadeiros guetos para os viciados e traficantes se encontrarem.
Que pena ver tantas ruas de São Paulo neste estado. Mas, tenho lido alguma coisa sobre a revitalização de alguns bairros de Sampa, alguns projetos bacanas que esperamos venham a se realizar.
Valeu, Mancini.
Obrigada.
Muita paz!

Memórias de Sampa disse...

Olá!

Corrigi o nome de nosso querido amigo Mancini. Eu havia colocado errado.
Perdoem-me.
Muita paz!

Luiz Saidenberg disse...

Caro Deraldo, benvindo ao site. Fui batisado, tardiamente, no Liceu Coração de Jesus.
Lembro-me até hoje- tinha sete anos- da grande praça, arborizada, limpa e deserta. Nosso centro todo virou, em algumas décadas de descaso, uma chaga, uma vergonha indizível. Um absurdo imcompatível com o mega poderio econômico da monstruosa cidade. No site SPMC já tive textos censurados, por falar em coisas como estas, enquanto outras passaram, misteriosamente. Mas aqui, a palavra é livre, felizmente, e podemos expressar tanto a euforia quanto o desespero que nos causa viver nesta cidade.
Um abraço.

Luiz Saidenberg disse...

Desculpe, iNcompatível.

Zeca disse...

.

Mancini!

Parabéns pelo belo texto de estréia neste espaço! Seja muito bem-vindo ao grupo!

Abraço

.

m disse...

Mancini,lamento o que vem acontecendo pelas ruas da cidade. Sei que existem projetos para minimizar este prolema tão grave. Torço para que sejam colocados em pratica e que os tratamentos possam recuperar estes grupos de pessoas tão doentes. Um grande abraço.

m disse...

Mancini,lamento o que vem acontecendo pelas ruas da cidade. Sei que existem projetos para minimizar este prolema tão grave. Torço para que sejam colocados em pratica e que os tratamentos possam recuperar estes grupos de pessoas tão doentes. Um grande abraço.

margarida disse...

Mancini, M é de Margarida e não sei porque saiu duas vezes.

Modesto disse...

Realmente aquele quarteirão, tão pitoresco e atraente, num bairro tradicional e nobre, com o Liceu Coração de Jesus, transformado em antro putrefato da escória da sociedade. Abandono dos poderes públicos aos menores, relevando um visual totalmente negativo com a presença destas vítimas do vício maldito disseminado pelos criminosos e assassinos traficantes.O Liceu não merece isso. Bem lembrado, Mancini.
Modesto

Cida disse...

Mancini, bem vindo ao site e com texto tão atual!

suely aparecida schraner disse...

Deraldo,
a cracolãndia é uma tragédia que empedrou. Está aí faz uns 20 anos e, todas as tentativas até agora foram pífias. De repente acham que podem "implodir" num passe de mágica.Enquanto isso,em nossas fronteiras passa boi e passa a boiada. Parabéns pelo escrito!