quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pintadinho do Braz





Por volta dos 50, no semáforo da Rua Jairo Góes, ao lado da Igreja Matriz do Braz, certo dia apareceu um molequinho, cabelos da cor de fogo, pintadinho o rosto de bolinhas vermelhas, com uma cesta, vendendo pirulitos. Ocorre que os motoristas, a maioria, evitavam comprar os mesmos. Mas o Pintadinho insistia, não ficava triste, nem chateado.

Não era morador do Braz, mas vinha no trem, na moita, desembarcava na estação do Braz, hoje Presidente Roosevelt, e dirigia-se para a esquina, conversava muito com os motoristas do ponto de táxi, chauffers, na época, que lhe pagavam um pão com manteiga na Padaria Ouro Preto. Mas, de tanto insistir na venda, oferecendo os pirulitos, acabou caindo na graça dos motoristas, que paravam no farol vermelho e o Pintadinho vendia, pois a insistência o fez vencedor.

Estudou no Grupo Escolar Romão Puiggari, depois na Escola 30 de Outubro, na Getulio Vargas, na época na Rua Piratininga e tornou-se um administrador de empresas, administra
ndo a indústria de balas e pirulitos no interior de São Paulo.

Portanto a persistência do Pintadinho, cabelo de fogo, venceu, com sua humildade e simplicidade. A cidade de São Paulo tem fatos, histórias e estórias diversas e esta é mais uma que o bairro do Braz tem a relatar aos internautas amigos.

Por Domingos Ricardo Chiappetta

11 comentários:

Soninha disse...

Olá, Domingos!

Entendo que o Sol nasceu para todos e que todos temos o direito a tudo de bom que a vida pode oferecer, mas, também entendo que tem o fator sorte, aliado à conscientização dos poderes públicos, orgãos governamentais, ongs, etc...
Ainda bem que este seu personagem conseguiu a oportunidade de poder estudar e modificar seu futuro, se transformando em homem de bem.
Quantos acabam se tornando um peso para a sociedade, se marginalizando, não é mesmo?!
Valeu, Domingos.
Obrigada por sua participação.
Aos poucos, postarei mais textos, ok?!
Muita paz!

Unknown disse...

Domingos, graças à Deus o pintadinho estudou,conseguindo estatus de administrador. A rua de hoje em dia,não é lugar para crianças, pois quem alí vive, corre sérios risco de cair na marginalidade.
Um abração / Bernadete

Arthur Miranda disse...

DOMINGOS,O PINTADINHO CABELO DE FOGO,VENCEU POR SUA INSISTENCIA E PERSEVERANÇA, MAS TEVE QUE ESTUDAR E TRABALHAR, O NOSSO PRESIDENTE NÃO PRECISOU NADA DISSO...RSRSRS.

Luiz Saidenberg disse...

Tem gente que é indomável, disposta a vencer sob quaisquer circunstâncias. E, se porta decentemente, muitas vezes consegue ultrapassar as imensas barreiras que enfrentam os desprovidos de dinheiro e instrução. Ainda bem !

Modesto disse...

Chiappetta, querido e incorrigível brazense, sabe qual foi o segredo do sucesso do "Pintadinha"? foi o Braz, "porca miséria", Travessa do Braz, (antigo nome da Jairo Goes, Romão Puiggari, Escola Getulio Vargas, Estação e porteiras do Braz, Igreja Bom Jesus do Braz... que é que vc. queria mais... Não é por nada mas, o apelido de minha família, desde Polignano a Mare era "Pa\erquieuse", ou seja: "pintadinha". Parabéns, Domingão.

Miguel S. G. Chammas disse...

Domingos, mais uma lembrança, tão bem contada por você. Estimo saber que vc continua na ativa e se recuperando. Torcemos para seu retorno às Redondas.

margarida disse...

Chiappetta,mesmo sem muitas oportunidades ele venceu, acho que estava escrito nas estrelas. Um abraço.

Leonello Tesser disse...

Domingos, em primeiro lugar fico feliz pela sua volta ao site, realmente existem pessôas que realizam seus sonhos com muito trabalho e perseverança, parabéns pelo texto, abraços, Leonello Tesser (Nelinho).

Unknown disse...

Domingos, é uma pena que nem todos tenham essa força de vontade e que nem todos tenham acesso ao estudo. Valeu pelo texto. Parabéns.

Zeca disse...

Domingos, infelizmente, se fosse hoje o Pintadinho teria muito mais chances de entrar no mundo das drogas do que no dos empresários bem sucedidos. Felizmente ele superou suas mazelas e "venceu na vida", como se dizia naquela época.
Parabéns pelo belo texto!
Abraço.

Domingos R. Chiappetta disse...

PREZADA AMIGA SONINHA PARABÉNS PELO BLOG SAMPA,POIS O MAIOR BEM DA VIDA É FAZER E CONSERVAR OS AMIGOS E AMIZADES.FELIZES MINHA ESPOSA THAIS E EU, NOVAMENTE LENDO E ESCREVENDO NOSSAS HISTÓRIAS DE SÃOPAULOMINHA CIDADE E SAMPA,POIS REDONDOS E REDONDAS,JOVENS,JUVENTUDE ACUMULADA,SÃO INTEGRANTES DESTA QUERIDA CIDADE. O BRAZ COM Z, MESMO ,SEMPRE EM NOSSAS LEMBRANÇAS. ABRAÇOS A TODOS,E VIVA O PINTADINHO DO BRAZ.